quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Agnaldo Timóteo é nosso entrevistado









O vereador com Agnaldo Timóteo (PR/SP) concedeu entrevista a pedido da Folha de Bonsucesso e da Folha Afro de Guarulhos (nosso próximo veículo de comunicação). Homem público, amável, gentil com os amigos e ferrenho com aqueles que, por algum motivo, não fazem jus a sua amizade. O vereador Agnaldo Timóteo falou sobre assuntos referentes ao mundo, ao Brasil e ao nosso município, sobre cultura afro, racismo e intolerância. Incisivo em suas colocações e eloqüente em seu discurso, em momento algum escondeu seu ponto de vista. Por ser um diálogo aberto, sem preparo prévio _o entrevistado não teve acesso aos assuntos tratados _, mantivemos as respostas na integra, sem nos atermos às marcas de oralidade.
Folha de Bonsucesso: O Dia do Professor, 15 de Outubro, sempre foi feriado. Em Guarulhos, o prefeito não deu esse dia e os professores tiveram que entrar na justiça para manter esse dia. O que você pensa disso, de não considerar o ponto facultativo?
Vereador Agnaldo Timóteo: Eu penso que a homenagem não deve ser feita através de feriado. Nem dia do professor, nem dia do Zumbi dos Palmares, nem nossa Senhora Aparecida, nem nada.
Eu acho que nós devemos ter todos os dias consignados em homenagens a figuras da historia e tudo mais sem que nos tivéssemos que parar a nação. Eu não acho justo. Ninguém merece mais_ e ninguém merece mais do que o professor_ uma homenagem desse seu dia e tê-la. Mas porque ser feriado para o dia de Zumbi do Palmares? Porque não o dia de Airton Senna _que nos deu muito mais alegria que Zumbi dos Palmares!_ ou dia do Garrincha, ou o dia do Pelé? Ou não seria justo nos fazermos isto? Eu acho que o Brasil tem feriado demais, e os professores, que são a mais importante categoria do mundo, do poder publico, eu acho que eles não precisam de ficar em casa no seu dia. Podem continuar ministrando suas culturas, seus ensinamentos, mostrando aos jovens um caminho que lamentavelmente estão perdendo. Você (imagina!) meninos de 15 anos, armados de 45, fazendo parte de comando de trafico de drogas etc. Meninos que morem e matam estupidamente aos 15 anos. Então o papel do professor é imprescindível e importantíssimo para que os meninos sejam orientados. Aliás, uma coisa que eu venho pedindo sozinho a 23 e 24 anos, é que, enquanto o governo não entender que nós precisamos da educação coletiva através dos meios de comunicação e rede nacional de rádio e TV ás oito horas da noite, cinco minutos para que nós, sociedade brasileira sejamos reciclados, eu acho que não adianta nada. Professores vão enfrentar meninos que fazem parte de grupos de bandidos, meninos armados que picham a cidade e escolas, que agridem colegas. Tudo isso é parte do trabalho importantíssimo dos professores.
Por isso que eu não acredito que o seu dia seja feriado. Feriado nós temos de Sábado e Domingo!
FB: Você deve ter boas lembranças de sua primeira professora...
Ver. Agnaldo Timóteo: Eu sou semi-analfabeto! Eu tenho o 3°ano primário. Eu não tenho diploma nem de grupo escolar Dom Carmo, Princesa Isabel. Como também não tenho do ginásio da Escola Técnica de Comercio Nossa Senhora das Graças, onde estudei por 4 meses. Na 1ª serie sai para lutar para a sobrevivência em Governador Valadares. Então, eu não tenho nenhum diploma.
Sou semi-analfabeto, mas isso não impediu que, através dos meios de comunicação, vale a referencia, através das minhas leituras, através de minhas observações, eu hoje posso me considerar um homem possivelmente esclarecido.
FB: Seu aniversário foi no dia 16 de Outubro...
Ver. Agnaldo Timóteo: 78 anos de idade! 55 deles pelo mundo enfrentando dificuldades do dia a dia...
FB: Se você tivesse que ganhar um presente e pudesse escolher, qual seria esse presente?
Ver. Agnaldo Timóteo: A paz! O mundo está condicionado e isso nos assusta muito. Pessoas que matam sem o menor motivo. Volto àqueles meninos de 15 anos, que assaltam uma pessoa e a matam por um relógio. Então eu acho que é preciso que nós tentemos desesperadamente embutir na mente desses meninos que o amor é tudo!
FB: As religiões afro sofrem com a intolerância, tanto a Umbanda, o Candomblé... O que você pode falar sobre isso, sobre a intolerância religiosa?
Ver. Agnaldo Timóteo: Acho que existe também preconceito dos católicos contra evangélicos, e vice-e-versa, e são comportamentos lamentáveis do ser humano. Você quando vê um menino muito sujo entrando num restaurante se ele vai até a sua mesa, você pede ao garçom para dizer a ele que irá atende-lo lá fora. Porque é o preconceito inserido na nossa sensibilidade,_não sei! Eu deploro qualquer tipo de preconceito. Eu acho que não deve existir.
FB: E quanto ao preconceito racial propriamente dito?
Ver. Agnaldo Timóteo: Nós não temos preconceito racial e sim social. Onde não entra um negrinho sujo também não entra um branco (sujo). Onde não entra um negro desdentado, não entra um branco desdentado, com chinelo sujo. Então o que existe agora? Também tem uma coisa: os negros cometem muitos erros porque não apóiam os negros. Os que contabilizam, que se consagram, que se tornam milionários, não oferecem aos negros o direito de se tornarem assim também. Então é preciso deixarmos de sermos preconceituosos com nós mesmos. Talvez as coisas melhorem. Eu tenho profundo pesar do comportamento das nossa celebridades do futebol, do axé, do pagode, de todos eles. Têm uma famazinha, querem uma loira gelada como se fosse um troféu. Como se tivesse vergonha de seus próprios pais.

FB: O Dia da Consciência Negra você já falou...
Ver. Agnaldo Timóteo: Dia da “Inconsciência” negra! Nós não temos Dia da Consciência Negra! Se tivéssemos consciência negra não teríamos aqui (somente) dois vereadores negros: Agnaldo Timóteo e Claudete Alves, que é do PT, que por sinal é uma brilhante vereadora. Porque os negros parecem que tem vergonha de votar nos seus irmãos. É como se nós fossemos inferiores aos nossos irmãos brancos. Eu não fui eleito pelos negros! Fui eleito por uma mistura de raça, já que eu havia passado pela casa dos artistas. Acredito que tenha feito junto a família brasileira uma bela imagem. Isso é, onde quer que eu me apresente o publico branco é muito maior que o publico negro. Então, eu acho que os negros precisam se orgulhar dos seus ídolos negros, dos seus representantes negros, de seus familiares negros.
FB: Luiz Gonzaga tem um trecho de uma música que fala com relação à esmola: "Ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão". Temos algumas políticas assistencialistas. O que você pensa disso?
Ver. Agnaldo Timóteo: Imprescindíveis! Imprescindíveis! É muito bonito que os teólogos, os intelectuais, condenem o Presidente da República por ter esta preocupação paternalista. Porque eles não estão lá nos sertões para matar a fome! Onde não tem água, não tem nada. Então, é mais do que justo que o presidente use parte desse dinheiro que este País arrecada para cuidar dos miseráveis. Nós, Classe média, e nós, classe pobre, nos cuidamos de uma maneira ou de outra de sobrevivermos através do nosso trabalho. Agora os miseráveis lá perdidos, são milhões e milhões! Aqui em São Paulo, pessoas que dormem debaixo de viadutos, sem alimentos, sem lugar para suas necessidades... Tem que cuidar dessa gente mesmo! Se eu fosse presidente, eu não seria democrático! Seria ditador! Eu seria pior que Hugo Chaves! Milhões de vezes! Cuidar da plebe mesmo! Tem que cuidar da plebe!
FB: Você tem um Site que eu admiro: " Alô Mamãe"...
Ver. Agnaldo Timóteo: Eu tenho um e-mail ‘alomamae@agnaldotimoteo.com.br’ e tenho um site, http://www.agnaldotimoteo.com.br/ (Que quando escrevem com ‘Gui’ eu não leio, fico indignado! Não leio! Meu nome é com ‘G’ mudo!)
FB: Então, a idéia é essa: Mamãe!
Ver. Agnaldo Timóteo: ‘Mamãe’ é tudo na vida de uma família! ‘Mamãe’ é a grande representante da multiplicação. (...) As mulheres têm o privilégio de carregar uma criança por nove meses. Portanto, a mulher é o ser mais importante que temos entre nós, por tudo o que ela representa. Eu acho que o amor que dediquei à D. Catarina foi muito pouco. Deveria ter sido muito mais! Todo filho tem que ter essa noção de dever. Isso é dever! Não é nenhum favor! Ser um bom filho, cuidar bem da mãe e do pai! É melhor cuidar dos pais quando tem um bom emprego. Procurar saber se está tudo bem com eles. Se estão se alimentando, se precisam de cuidados médicos, se estão morando com dignidade. Nós, as pessoas de melhor condições financeiras, precisamos preocupar com aquelas que lamentavelmente estão passando por dificuldades.
FB: Gostaria que você deixa-se uma mensagem para nossos leitores.
Ver. Agnaldo Timóteo: Eu quero dizer para você Emmanuel e também para a Dhiana (nossa repórter) que são representantes da Folha de Bonsucesso e da Folha Afro de Guarulhos e para todos os leitores o seguinte: Que todos os seus leitores não se deixam envenenar pelos recentimentos dos formadores de opiniões. Principalmente como pessoas como Luís Datena. Porque eles não têm a menor noção do que nós fazemos e representamos. Eles só têm uma preocupação: em
usar uma linguagem mais demagoga possível para que o Ibope se multiplique. Então não se deixem envenenar! Nós estamos aqui com maior honra, representando a população de São Paulo. Brigando, dando ‘porrada’ em defesa da população. Não nos queiram mal! Nós queremos bem a todos munícipes.
Prof. Emmanuel: Muito obrigado! A Folha de Bonsucesso e a Folha Afro de Guarulhos agradecem sua atenção!

Nenhum comentário: