segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Lista de Reinvidicações para Bonsucesso

Esperamos que, após o pleito eleitoral de 2008 quando elegeremos nosso prefeito possamos ter nossas reivindicações atendidas, pois, há muito, sofremos pela ausência de alguns serviços, alguns dos quais essenciais.
Isto posto, reivindicamos:
1-Agencia Bancária (não uma sequer em nossa região!).
2-Nossa região tem história e cultura e, portanto, reivindicamos a construção do Museu Histórico de Bonsucesso e Região e, para tanto, sugerimos espaço ao lado da Igreja Nossa senhora de Bonsucesso.
3-Tombamento das casas e/ou construções antigas ao redor da Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso e, como não deveria deixar de ser, a isenção de impostos municipais.
4-Restaurante comunitário e infra-estrutura nos arredores da Histórica Igreja Nossa Senhora de Bonsucesso para receber os fiéis que nos visitam durante o ano fazendo estudos históricos e principalmente durante as Festa da Carpição em louvor da nossa Padroeira Nossa Senhora de Bonsucesso.
5- Elaborar e colocar em execução um Plano Turístico que mantenha durante o ano todo visitas a nossa região.
6- Criação de um Posto Fácil na região;
7- Infra-estrutura em regiões mais carentes, tais como Jd. Bambi e Ponte Alta I e II e outros;
8- A falta de segurança tem atormentado tanto moradores, como comerciantes, temos denúncias de assaltos realizados mesmo durante o dia.
9-Projeto para abertura das escolas municipais durante os finais de semana em horário mais prolongado com a presença de profissionais das áreas de saúde, educação e cultura, em parceria com igrejas e instituições organizadas, objetivando acolher, instruir e educar nossos jovens e adolescentes para que os mesmos não fiquem sujeitos a violência.


O jornal Folha de Bonsucesso conta com o bom senso dos candidatos ao cargo de prefeito para o cargo de 2008 para que nossas necessidades e anseios sejam ouvidos, reconhecidos e sanados. Aproveitamos esta para solicitar, após a diplomação, que se receba uma Comissão Representativa de Moradores a fim de discutir os itens relacionados e outros que se façam necessários, bem como manter-nos informados do andamento das solicitações nesta presente ou outras que, porventura, venham a ser feitas prontificando-se este jornal a divulgar as mesmas sem ônus aos cofres públicos.

Folia de Reis! Tradição de muitos anos em Bonsucesso!


Tudo começou em 1962 quando Aristide Bernardes fundou a Companhia Estrela Guia no bairro de Nova Bonsucesso. Esta levaria, então, a Folia de Reis. Em 1975 a ‘bandeira’ foi passada para as mãos do Sr. Darci e, em 1985, para as mãos de José Lucílio Lira, conhecido por ‘Zé do Alho’, que a mantém até hoje. Aquela que deveria ser uma das maiores atrações da região, que mantém nosso folclore, sobrevive de doações de colaboradores. Enquanto que em outras regiões do Brasil o movimento folclórico recebe apoio de autoridades, com intervenção das Secretarias de Cultura, em Guarulhos, como se pode ver, não é isso que acontece. Em todos estes anos, a Folia de Reis nunca deixou de percorrer a região. Todos os anos, ela conta com o apoio de várias famílias que prestigiam a festa. Composta por vários integrantes (16 este ano), a Companhia Estrela Guia tem a grande missão de passar de casa em casa para que as famílias possam receber as bênçãos da bandeira. Segundo a tradição, quem acolhe os reis visitantes é abençoado. Os músicos são acompanhados pelos puxadores de canções, sempre de temas religiosos, com exceção daquelas tocadas nas tradicionais paradas para jantares, almoços ou repouso dos foliões e da canção de chegada, onde o líder pede permissão ao dono da casa para entrar, e a canção da despedida, onde a Folia agradece as doações e a acolhida, e se despede.
A chegada atualmente se dá na casa de ‘Zé do Alho’, presidente da Companhia Estrela Guia. Lá, a bandeira é recebida com grande almoço, preparado pela D. Júlia, esposa do presidente, e colaboradoras. A Companhia Estrela Guia atende todos os convites de apresentação que lhes são feitos dentro e fora do estado e, para isso, depende da ajuda dos colaboradores. A Folia de Reis é um festejo ligado ao culto católico do Natal e foi trazido pelos portugueses, tomando maior vulto especialmente no século XIX. Na tradição católica, Jesus foi visitado por magos e, daí, converteu-se na visitação feita pelos três “Reis Magos”, Belchior, Baltazar e Gaspar que, a partir do século VIII, passam a ser reverenciados como santos. Tendo sido fixado o dia 25 de Dezembro como nascimento de Jesus Cristo, adotou-se a data de visitação dos magos como sendo em 6 de janeiro (vide nota). A data é tão importante que, em alguns países, especialmente os de cultura espanhola, passou a ser a mais importante data católica, mais importante até que o Natal! Em São Paulo e Rio de Janeiro, aparecem os mascarados que são chamados de espias do rei Herodes. São eles o Palhaço, Pai Juão, Catirina, Mocorongo e Bastião.
_______
Nota: A Igreja Católica, inicialmente, não comemorava o Natal por não saber ao certo a data correta. Embora mais ou menos calculada, a data seria no ano 6 a.C, porém, nos primeiros 200 anos de Cristianismo, não se faz menção. Nos séculos 3 e 4, levando-se em conta festividades pagãs, a data foi novamente ‘lembrada’. Foram propostas, no mínimo, oito datas para o nascimento de Jesus. Destas, duas ficaram: o dia 6 de Janeiro, que depois seria comemorado como da visita dos reis magos, e o dia 25 de Dezembro, a partir do ano 336. O dia 25 era comemorado por povos pagãos, celtas e germânicos, dos cultos ao sol e a escolha da data, o solstício de inverno, foi conveniente para facilitar a fé cristã por essa massa pagã.


Editorial
O Ano é novo, mas os problemas são velhos! Como se pode ver internamente nas notícias deste jornal, Bonsucesso tem muitos problemas. É uma das regiões mais carentes de Guarulhos. Precisamos urgentemente ter um representante político na região. Precisamos de alguém que conheça nossos problemas e aspirações e, principalmente, que more na região. Os possíveis pré-candidatos deveriam se reunir e estabelecer uma meta para a região, independente de partido ou ideologia. O importante é que a região se faça representar na Câmara. Nós, de Bonsucesso, ajudamos a eleger vários dos vereadores que ai estão. Foi com o voto de Bonsucesso e região que muitos deles ocupam hoje uma cadeira na Câmara de Vereadores. O que ganhamos? NADA! Atualmente, temos condições de fazer pelo menos dez (10!) vereadores pela região se votarmos em nossos candidatos. Verifique onde moram os que se propõe a representar-nos. Vote nos candidatos da região. Não se deixe enganar por aqueles que só nos procuram de quatro em quatro anos. Conheça os candidatos de nossa região e escolha aquele que melhor pode nos representar. Você e Bonsucesso merecem o melhor!